Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > SFPC/2 REALIZOU A OPERAÇÃO DÍNAMO
Início do conteúdo da página

SFPC/2 REALIZOU A OPERAÇÃO DÍNAMO

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 13h20 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 13h21 | Acessos: 582

 O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região Militar, realizou, no período de 10 à 14 de setembro, a Operação Dínamo VI. Esta ação desencadeada e coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, abrangeu todo o Estado de São Paulo.

A Operação teve o objetivo de intensificar os trabalhos de fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos, com o foco na análise de documentos, segurança, controle da produção, estoque, armazenamento, transporte e comercialização, bem como, a utilização de explosivos.

As Organizações Militares, do estado de São Paulo, que desempenharam as ações planejadas, aturam com o poder de Polícia Administrativa, trabalharam de forma integrada em um ambiente interagências e receberam o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, dentre outras.

A atividade resultou na apreensão de cerca de 20 toneladas de explosivos, 30 mil acessórios para composição de explosivos, além de 64 mil metros de cordel para ignição de dinamite encartuchada. A ação é resultado de um esforço em conjunto, que teve por propósito contribuir para a segurança da sociedade, preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, assim como a prevenção de ilícitos, principalmente com explosivos e correlatos.

A Operação fiscalizou 60 estabelecimentos, empregando 19 equipes de fiscalização, com 75 militares da Força Terrestre e contou com o apoio de uma aeronave HM-1 (Pantera), do Comando de Aviação do Exército.

 O arcabouço legal para as atividades de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército está previsto no inciso VI, do Art. 21 da Constituição Federal e no Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105).

 

 

 

 

“SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS – VOCÊ PODE CONFIAR!”

registrado em:
Fim do conteúdo da página