Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

APRESENTAÇÃO

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 16h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 14h19 | Acessos: 7002
imagem sem descrição.

Constituição Federal estabelece como uma das competências da União:

Art. 21. Compete à União:
[...] VI - autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico; [...].
 

Essa competência foi delegada ao Exército Brasileiro por intermédio da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2002, nos seguintes termos:

Art. 24. Excetuadas as atribuições a que se refere o art. 2º desta Lei, compete ao Comando do Exército autorizar e fiscalizar a produção, exportação, importação, desembaraço alfandegário e o comércio de armas de fogo e demais produtos controlados, inclusive o registro e o porte de trânsito de arma de fogo de colecionadores, atiradores e caçadores.
 

Dentro da estrutura organizacional do Exército, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), subordinada ao Comando Logístico do Exército, é o Órgão de Direção Setorial responsável, principalmente, por elaborar disposições legais ou regulamentares que disponham sobre atividades com produtos controlados, bem como efetuar, diretamente, o registro e o controle de empresas fabricantes destes produtos.

O controle e a fiscalização de produtos controlados no território nacional são executados de maneira descentralizada, sob a responsabilidade do Comando da Região Militar, coadjuvado pelo Chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) regional, tendo como competências: autorizar e fiscalizar o exercício, por pessoas físicas ou jurídicas, das atividades relacionadas com produtos controlados de comércio, importação, exportação, utilização, prestação de serviços, colecionamento, tiro desportivo ou caça.

Nesse contexto, entre as doze regiões militares existentes, o teritório do Estado de São Paulo coincide com a 2ª Região Militar (2ª RM), em cujo âmbito atua o SFPC/2, sediado no Quartel-General do Ibirapuera, São Paulo Capital. O SFPC/2, por sua vez, atua por intermédio tanto de sua sede, quanto de sua rede regional de fiscalização de produtos controlados, constituídas por outras doze Organizações Militares da 2ª Região Militar (OM SFPC/2), sob a responsabilidade dos respectivos Comandantes e Chefes de SFPC.

Clique aqui para ver os locais e cidades de abrangência de cada OM SFPC/2.

OM SFPC/2

Fim do conteúdo da página